Quando criamos uma conta de e-mail ou de uma rede social, escolher a senha perfeita se transforma em um verdadeiro dilema. ¿O que devemos ter em conta na hora de criar uma senha, uma que não seja adivinhada por ninguém? Marjan Ghazvininejad e Kevin Knight, dois investigadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, decidiram solucionar este problema, procurando a senha perfeita para cada usuário.
Eles se baseiam em duas hipótesis básicas:
- Uma senha perfeita deve ser extremamente difícil de quebrar.
- Uma senha perfeita deve ser fácil de lembrar. A cabeça do usuário é o único lugar seguro.
Ambos investigadores se inspiraram numa tirinha da XKCD e criaram um método capaz de escolher uma senha perfeita e fácil de lembrar: trata-se básicamente de escolher várias palavras do dicionário. Eles desenvolveram um software que asigna um código a cada uma das quase 330.000 palavras do dicionário em inglês. Pelo tanto, o algoritmo gera um código a partir do qual se obtêm combinações de palavras ao azar. Com o objetivo de lembrar da frase, o programa se encarrega de fazer rimar as palavras finais, como se fosse um poema.
Uma das formas que o cérebro tem de medir a informação, é pelos “memes”, unidades de informação cultural. Segundo diversas investigações, as pessoas são capazes de aplicar e dividir esses memes em base a administração dos mesmos. Ainda não se entende muito bem o mecanismo, mas pode-se afirmar que têm a ver com a nossa fisiología cerebral.