A banda larga baseada em fibra ou cabo é cada vez mais habitual, na Espanha já existem mais de 2 milhões de residências que se conectam a Internet via fibra ótica e assim as velocidades que alcançam são de 300 Mbps de velocidade de baixada e de 100 Mbps como habituais. Para aproveitar, é necessário ter uma rede doméstica que possa suportar estas conexões de banda larga e não sempre é fácil que os aparelhos se beneficiem dessas velocidades da fibra ou cabo usando a conexão por meio de router. Uma das alternativas é usar a tecnologia PLC como ferramenta para ter uma recepção melhor da Internet. É por isso, que te contaremos as diferenças entre usar um PLC e um adaptador WiFi.
As tecnologias WiFi dependem de que alguns elementos funcionem corretamente: cada stándar (e existem vários) está relacionado a uma velocidade máxima de transferência de dados. A versão mais recente é do tipo “ac” com até 1.733 Mbps. Mas se trata de velocidades máximas e teóricas, que podem ser alcançadas se o router suportar a mesma tecnologia e se você tem suficientes antenas para controlar a largura da banda que oferece a tecnologia MIMO.
Do número de antenas do router dependerá que você tenha mais ou menos velocidade de transmissão, cada antena de uma certa velocidade e esta tecnologia MIMO permite somar as velocidades da cada uma para que a largura da banda total seja maior.
Nas redes WiFi, a distância entre router e os aparelhos conectados a rede, a posição dos móveis, paredes e etc, influem amplamente na sua efetividade. Além disso, é normal que hajam interferências.
Por outro lado, também temos que considerar que existem limitações inerentes a estas comunicações sem fio, ou seja, a velocidade que se publicita inclui não somente os dados de Internet como também os códigos de controle, a correção de erros ou informação própria dos protocolos utilizados nas comunicações que em total utilizam uns 60% da largura da banda.
Já começaram a comercializar os repetidores WiFi que são uma proposta lógica se analisamos isso rapidamente, mas se trata de uma tecnologia que não sempre é ótima. Funciona “enganchando” a rede WiFi que você deseja ampliar e atua como ponte entre o router e os aparelhos que estão distantes dele. Mas a suas carências são várias: a principio, se o repetidor está muito longe do router, o sinal que amplifica está limitado pelo sinal que chega pois o repetidor não milagre: se chega um sinal do Wi-Fi fraco, ele será amplificado por um sinal de Wi-Fi fraco. Entre outros problemas.
Na teoria a melhor forma de aproveitar uma conexão de banda larga quando está longe do router é usando um cabo de rede Ethernet que vá desde o router até o aparelho que você estiver utilizando. Os cabos levam esta conexão sem se prejudicar pela distância, mas não sempre é bom esticar os cabos pela casa, além disso existem aparelhos que não possuem um conector para dito cabo como os celular, as tablets, alguns notebooks.
Por isso, a tecnologia PLC é uma solução interessantes para usar o cabo da instalação elétrica da casa levando Internet onde o Wi-fi não chega ou chega fraco. Você precisará de um aparelho PLC instalado para que injete sinal da instalação elétrica por uma tomada normal e outros aparelhos PLC que extraiam o sinal no lugar onde quiser que a Internet chegue.
Geralmente, eles são vendidos em duas unidades: uma para a corrente perto do router, e a outra para o lugar longe. A conexão com os aparelhos depende do modelo que você comprar: alguns só tem conexão Ethernet, pelo qual você deverá usar um cabo de rede que vá do PLC até a televisão, joystick, etc. Em outro casos, pode haver mais de um conector de rede pelo qual você poderá ter mais de um dispositivo online simultaneamente. A opção mais interessante do PLC é o”remoto” que integra as conexões Ethernet como ponto de acesso ao WiFi, assim você terá outra rede a sua disposição.
São muito fáceis de instalar: você deverá ligá-los na tomada e pronto, se tiver um PLC como ponto de acesso ao WiFi, te aconselhamos que também configure os aparelhos aos quais quiser dar conexão para que acessem pela rede do PLC e não pela do router.
Os aparelhos PLC igual ao WiFi, introduzem códigos de controle e correção de erros que fazem que não toda a velocidade teórica da sua tecnologia se aproveite para transmitir dados.
Existem diferentes tipos de PLC como PLC 200, 500, 600 ou 1200: o número que acompanha é o da velocidade máxima de transmissão de mbps. As modalidades para conectar os seus aparelhos com tecnologia PLC são três: PLC como conexão Ethernet, PLC com várias conexões Ethernet e PLC com conexões Ethernet e WiFi que é a mais flexível mas também a mais cara.
O PLC encaixa perfeitamente com os usos domésticos. As conexões a cabo permitem levar Internet a outros artefatos sem ter que se preocupar pela rede sem fio e o ponto de acesso ao WiFi oferece uma conexão ótima para tablets, móveis e computadores sem Ethernet por exemplo.
Esperamos que você tenha ficado ligado nessas dicas e possa diferenciar entre usar um PLC e usar um adaptador WiFi. Ter em conta esses pontos te permitirá encontrar algumas soluções para os seus problemas de conexão.