O aplicativo de mensagens instantâneas Whatsapp, se transformou e uma das ferramentas mais elementais da nossa vida cotidiana, isso se deve a que nos dá a possibilidade de nos comunicar facilmente, e de forma totalmente gratuita com qualquer pessoa. Inclusive, o app se utiliza como um meio de comunicação oficial em alguns organismos que emitiram sentenças que convertem o mensageiro em um método de comunicação válido em muitos âmbitos. É tão assim, que agora até existe a possibilidade de pedir demissão do trabalho pelo Whatsapp
Isso pode parecer um pouco estranho para muitos que somente utilizam esse meio para a comunicação cotidiana e informal, mas a realidade é que o Tribunal Superior de Justiça declarou como válida a comunicação para pedir demissão.
A maneira que isso funciona é como todos vocês imaginam: um trabalhador decide largar o seu trabalho e manifesta essa postura transmitindo aos seus empregadores por meio do Whatsapp o que lhe acontece. De fato, a demissão se converte em efetiva, sem que seja uma demissão improcedente, pois só requer que o receptor aceite a mensagem e se inicie todo o processo de demissão do trabalhador em questão.
Se demitir do trabalho pelo Whatsapp pode ser algo muito efetivo quando os envolvidos, trabalhador, empregador, transmitem e recebem as mensagens correspondentes, pois isso faz da informação totalmente válida, a comunicação se leva a cabo e pelo tanto se considera que dito anúncio de demissão é tão válido como um anúncio escrito.
Se bem pode ser considerado como algo extra-oficial, no caso de que surja algum problema, se deverá recorrer a um perito informático, pelo fato de que o Whatsapp é uma ferramenta muito vulnerável a modificações e é essencial que nesses casos seja comprovada a veracidade das mensagens.
Um ponto importante das auto demissões no trabalho a través do Whatsapp é que se bem elas são válidas, as demissões por esse mesmo meio não o são, o que significa que se se anuncia que um trabalhador foi demitido do seu trabalho a través desse meio, a demissão será considerada improcedente.